Muitas vezes me perguntam: "Charles...qual melhor lente para um cliente com essas receita???"
Começo então: Já usa óculos? Que lente usa? Que tipo de armação? Que idade tem? Todas perguntas são respondidas. Então pergunto: "Qual profissão? O que gosta de fazer fim de semana?" Aí vem a resposta: "Não perguntei".
Como vender para quem não conhecemos? Como vender sem entender o que o cliente necessita? Preciso entender profundamente seu trabalho, espaço, hábitos, o que gosta de fazer nos momentos de lazer. Assim posso oferecer armação e lentes mais adequadas de acordo com seu uso.
Ao saber profissão, sei se precisa uma lente regressiva, ou só perto, ou multifocal....ou até duas opções. Posso oferecer uma lente alto índice quando tem apenas um óculos. Posso oferecer um óculos solar ou polarizado se conheço suas atividades de lazer.
Enfim....só posso vender pra quem conheço e conhecer o dia a dia dos clientes é FUNDAMENTAL.
Nunca esqueça de perguntar para que estas informações possam lhe dar oportunidade de oferecer produtos mais adequados. Dificilmente vendemos algo "errado", porém muitas vezes poderíamos vender algo "melhor", "mais adequado".
Isso faz toda diferença....e precisamos fazer a diferença num mercado tão competitivo.
Para pensar.
Boas vendas.
Charles Sutter
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Medidas básicas necessárias
Um cliente chega na loja com determinada prescrição, escolhemos a armação mais adequada e realizamos as medidas. Mas quais medidas são necessárias...DP, DNP, Alt?
Bom...pra começo de conversa, SEMPRE medir DNP. A distância pupilar deve ser medida SEPARADAMENTE. Não podemos medir DP (distância pupilar), e sem DNP (OD e OE), pois normalmente são diferentes.
E altura é necessária para todos os tipos de lentes? SIM.
Nos casos de progressivos (altura pupilar) e bifocais (altura palpebral inferior) é imprescindível. Mas e nos casos de lentes monofocais (visão simples)? IGUALMENTE. O ideal é medir a altura pupilar também nestes casos, pois seria incoerente medirmos a DNP (onde saberíamos a distância horizontal em mm do centro óptico da lente) e não medirmos a altura. Ou seja, não obedecer o centro óptico da lente na posição vertical.
Na prática, muitas vezes por questões estéticas em altas dioptrias, a altura nos casos de monofocais são centralizadas na armação, o que não é correto. Podemos melhorar esteticamente, mas temos que ter em mente que estamos descentralizando verticalmente o centro óptico da lente.
Principalmente em casos de altas dioptrias e cilíndricos médios e altos, a altura pupilar deve medida e obedecida na montagem.
Vale lembrar.....o sucesso de adaptação depende das medidas mais exatas possíveis.
DNP e ALTURA SEMPRE !!!!
Abraço e boas vendas.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Ler, ler, ler....
Muitas vezes, os alunos perguntam como podem ler, e se informarem sobre lentes, tratamentos, novidades, assuntos técnicos do ramo óptico. Abaixo listei quatro fontes (três delas revistas) que são referências no nosso ramo. Obviamente que há muito na internet e tudo deve ser visto com algum cuidado (com relação a confiabilidade). Mas quanto mais nos apropriarmos de informação, mais condições de criar nossas próprias conclusões. Fiquem sempre bem informados!!!!
Charles Sutter
Mais um desafio
Há algum tempo venho planejando criar um blog sobre Óptica. Acho que chegou o momento certo. Com o Projeto Educar Ajorsul, no qual coordeno juntamente com o colega João Batista da Silveira, ratificou a necessidade de capacitar os vendedores do ramo óptico. O projeto, envolve cursos (rápidos) e oficinas práticas no ramo de Óptica, Relógios, Jóias e Vendas.
Nesse Blog terei o desafio de construir de maneira acessível, prática e crítica, postagens sobre produtos, serviços, lançamentos do ramo. Muito mais que apenas postar, minha experiência de mais de 20 anos em óptica será uma maneira de passar um pouco mais da atividade da venda.
Um desafio, mas a paixão em óptica e acreditar que a qualificação dos vendedores fazem a grande diferença no momento da venda, aqui inicio.
Abraço,
Charles Sutter
Assinar:
Comentários (Atom)

